sexta-feira, 29 de julho de 2011

Liminar garante jogos no estádio Arena da Floresta

Uma liminar expedida nas primeiras horas da madrugada desta sexta-feira pelo Juiz Luiz Augusto da 4ª Vara Criminal vai garantir a participação do torcedor nas dependências do estádio Arena da Floresta para prestigiar os clubes acreanos nas disputas dos campeonatos brasileiros das séries C e D, após veto do estádio pela Promotoria de Defesa ao Consumidor, leia-se promotora Alessandra Marques.
A liminar foi um alivio para o torcedor local, assim como para os clubes que seriam punidos sem a presença do torcedor e ainda teriam que arcar com despesas da logística dos jogos.
O presidente do Rio Branco, desportista Natal Xavier respirou aliviado, pois sua equipe vem de bom resultado fora de casa contra o Paysandu (1 a 1) e precisa do apoio de sua torcida no jogo deste domingo para superar a Luverdense (MT). Um dia antes (sábado), às 18h, o Plácido de Castro enfrenta o Cuiabá (MT).
Os ingressos para a partida entre Rio Branco x Luverdense (MT) podem ser adquiridos nas lojas dos supermercados Araújo. O ingresso custa R$ 20 (inteiro) e R$ 10 (meia-entrada).
TAC
O secretário adjunto de Esportes, professor Mauro de Deus, explicou que o Governo fez de tudo para a liberação do estádio, pois também entende que o torcedor local não pode ser prejudico. Mauro explicou ainda que a liminar foi garantida pelo fato da promessa de um TAC (Termo de Ajuste de Conduta). Resumindo: o estádio Arena da Floresta irá passar por uma série de reformas para adequar ao Estatuto do Torcedor.
ENTENDA O CASO
Na última sexta-feira a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) comunicou a Federação de Futebol do Acre o veto do estádio para os dois jogos deste fim de semana: Plácido de Castro x Cuiabá e Rio Branco FC x Luverdense. O veto teria sido motivado por um parecer desfavorável da Promotoria Especializada de Defesa do Consumidor [Alessandra Marques] essa questionando os laudos de engenharia do estádio.
Durante o transcorrer da semana, a equipe de Governo esteve várias vezes reunidas com a promotoria a fim de buscar uma solução para o caso, inclusive, apresentando um Termo de Ajuste e Conduta (TAC) para atender as exigências do Estatuto do Torcedor. Tudo foi em vão, até o pode público conseguir uma liminar expedida na madrugada desta sexta-feira para garantir a realização dos dois jogos.
FALTOU BOM SENSO?No meio esportivo local, não se podia esconder a revolta com a medida de realizar os dois jogos de portões fechados. Muitos torcedores e cronistas esportivos não escondiam suas frustrações e faziam coro que estava faltando bom senso.
MEDIDA PREJUDICIAL AO FUTEBOL LOCAL
Narrando as emoções do futebol local há mais de três décadas, o cronista esportivo Zezinho Melo afirmou que seria uma situação bastante desconfortável na carreira a de narrar as partidas de futebol com as arquibancadas vazias. O cronista chegou a lamentar a falta de bom senso para se resolver o problema. De acordo com ele, isso a medida era prejudicial aos profissionais da área e ao futebol local que vive bom momento. Melo acrescentou que o grande punido com a medida seria o torcedor, além dos clubes, estes últimos ainda teriam que arcar com o prejuízo da logística das partidas.
Outro a achar que a medida prejudicaria aos clubes acreanos era o atacante Juliano César. O atacante diz que jogar sem a presença do torcedor é o mesmo que o artista ir para o palco sem platéia. "A medida trazia, segundo ele, desmotivação para todos. Infelizmente, o esporte perderia".
Freqüentador assíduo do futebol local, o advogado Jair Medeiros chegou a declarar à imprensa que aceitaria a decisão da promotoria, mas diz que a medida era prejudicial, pois acompanha os jogos do Rio Branco até fora do estado, mas infelizmente, estaria impossibilitado de assistir o clube de coração jogando dentro de seus domínios (Arena da Floresta).
CONFRONTOSNo sábado, pelo Campeonato Brasileiro da Série D, o Plácido de Castro enfrenta o líder do Grupo 1, o Cuiabá, às 18h no estádio Arena da Floresta. Um dia depois, no mesmo horário, o Rio Branco recebe a Luverdense, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro (Grupo 1).

Fonte: Jornal O Rio Branco - Manoel Façanha