Fonte: Clevilson
Veja a matéria da TV Aldeia sobre o título do Acreano 2009: Juventus Campeão
Reportagem de Senildo Melo
Confiram a cobertura sobre o título do campeonato acreano 2009, que o site Grande Área fez:
"
Fim de jejum: AC Juventus é campeão
Clube não vencia um estadual há 13 anos e será o representante acreano na Copa do Brasil de 2010
Manoel Façanha
O AC Juventus conquistou o título do Campeonato Acreano pela 14ª vez na história – o terceiro da era do profissionalismo, ao empatar no tempo normal (1 a 1) com o Náuas e vencer a disputa nas penalidades (3 a 1). O jogo aconteceu neste domingo no estádio Arena da Floresta, na grande final do returno estadual. A taça marca o fim da fase de um jejum de 13 anos sem títulos e uma sequência de vice-campeonatos.
Como o Juventus havia conquistado o primeiro turno, também nas cobranças de penalidades diante do arquirrival Rio Branco FC, o time levou o título da temporada sem precisar jogar às finais extras.
Essa foi a 14ª conquista do AC Juventus na disputa do estadual, mas ainda está longe do maior vencedor do torneio que é o Rio Branco é com 25 títulos. Com a proeza deste fim de semana, o rubro-negro garantiu o direito de disputar o Campeonato Brasileiro da Série D deste ano e a Copa do Brasil de 2010.
Jogo
Um primeiro tempo apimentado marcou a decisão deste domingo entre AC Juventus e Náuas. O rubro-negro da capital começou mais organizado e chegou a acertar o travessão de Faísca, num bom chute de média distancia do volante João Paulo. Recuperado do susto, o Náuas cresceu na partida e passou a criar as melhores oportunidades, com Dinho, Bérgson e Bruno Silva dando muito trabalho ao setor de defesa juventino.
Na melhor chance, a bola sobrou livre para Calisto. O lateral encheu o pé e o goleiro Douglas provou o bom momento na carreira, não deixando a redondinha balançar sua rede, aos 31 minutos.
Gols
Embalado pelo bom primeiro tempo, o Náuas abriu o placar depois de uma bola parada. Dinho cobrou com perfeição, mas o goleiro Douglas salvou parcialmente, com a bola sobrando para Calisto. O lateral chutou com violência e Douglas fez nova defesa, mas a bola acabou encontro os pés do capitão Jeferson, que mandou a bola contra a própria rede, aos 6 minutos.
Cinco minutos depois, o Pagé do Juruá quase ampliou com Bérgson, mas o goleiro Douglas fez outra excelente defesa. O Náuas era melhor e tudo conspirava para vencer o returno e provocar finais extras.
Com o Juventus recuado, o Náuas teve outra boa chance numa bola parada de Dinho, mas o goleiro Douglas, um dos heróis da conquista e escolhido o melhor da partida, fez outra excelente defesa.
Sentindo ainda o cansaço físico do jogo das semifinais de quinta-feira, quando eliminou o Rio Branco, o Náuas caiu de produção e o primeiro a sair de campo foi o capitão Bérgson, dando lugar a Ítalo.
Restando 25 minutos para o término do jogo, o Juventus chegou ao empate com Luis Rômulo, após ótima assistência de Obina. O meia ficou cara crachá com Faísca e desviou a bola para a rede.
O gol animou o time juventino. Baiano e Obina trocaram passe e o segundo serviu o atacante Araújo. O artilheiro da equipe na temporada tocou a bola na saída do goleiro Faísca, que operou um milagre para evitar a virada.
Com o time do Náuas mais desgastado fisicamente, a bola parada passou a ser sua principal arma e numa delas, após escanteio cobrado por Rudson, o zagueiro Fábio desviou a sua trajetória, com a bola passando rente a trave direita do goleiro Douglas. Ufa!
Nos minutos finais as duas equipes não quiseram arriscar muito e o jogo ficou concentrado na intermediaria das duas equipes até o apito final do árbitro Carlos Ronne, que teve boa atuação.
Penalidades
Nas cobranças de penalidades o time juventino foi mais frio e venceu por 3 a 1. Hulan, Airson e Jeferson fizeram os gols e Luis Rômulo desperdiçou uma cobrança para os juventinos. Para o Náuas, Vandecir, Thiago Sapão e Dinho desperdiçaram, enquanto Luís Henrique converteu a única cobrança para o time do Juruá.
Comemoração
Com o gol assinalado na penalidade pelo capitão Jeferson, jogadores, comissão-técnica e alguns diretores correram para o centro do gramado aos gritos de é campeão, é campeão, é campeão... O choro incontrolável do meia Thiago Carioca era uma das cenas mais admiráveis da comemoração juventina. O carioca agradecia aos céus a sua primeira conquista no futebol profissional acreano após cinco temporadas – dois anos seguido o jogador acabara vice-campeão.
Outro que também não conteve a emoção e as lágrimas foi o goleiro Douglas. O jogador foi peça chave na conquista do título juventino. No início do ano o goleiro quase renovou contrato com o Rio Branco, mas antes de assinar um novo contrato com o Estrelão, recebeu uma proposta tentadora para disputar seu segundo estadual com a camisa do Juventus e o Rio Branco acabou lavando as mãos.
AC JUVENTUS: Douglas, Muniz (Baiano), Jeferson, Zidane e Antonio Marcos (Airson); Hulan, João Paulo, Thiago Carioca e Luís Rômulo; Marcelo Cabeção (Obina) e Araújo. Técnico: Edson Maria.
NÁUAS: Faísca, Calisto (Luís Henrique), Fábio, Josimar e Vandecir; Rudson, Leandro, Thiago Sapão, Bérgson (Ítalo); Bruno Silva e Dinho. Técnico: José Armando."
Disponível em: http://www.grandearea.com/futebol/ESTADUAL2009/juventus/maionotas052009/newsjuventus_Maioestaduanews030520090002.html