sexta-feira, 1 de maio de 2009

Juventus e Náuas decidem o returno

Dois jogos recheados de emoção, gols e muita rivalidade. Assim foi a semifinal do Campeonato Acreano mais disputado dos últimos anos. O Náuas, único representante do Vale do Juruá e o caçula entre os clubes acreanos, jogou a primeira semifinal diante do poderoso Rio Branco, atual bicampeão do torneio e favorito disparado.

Foto: Sérgio Vale/SECOM

Quando Testinha fez 1 a 0 aos 25 minutos numa cobrança de falta, o Estrelão deu a falsa impressão que não teria problemas para chegar à decisão do turno. Mas as coisas começaram a mudar quando no começo do segundo tempo Calixto empatou: 1 a 1. Em seguida, Dinho é derrubado na área por Diego. Pênalti, que Mamude cobrou com categoria e botou o Náuas na frente do placar: 2 a 1.

A blitz do time de Cruzeiro do Sul se intensificou quando Dinho recebeu na entrada da área de chutou forte para fazer Náuas 3 x 1 Rio Branco. Mas o Estrelão foi em busca do prejuízo e o boliviano Milton Melgar diminuiu de cabeça: 3 a 2. E quando a partida se encaminhava para o final, novamente Milton Melgar chuta de longe e a bola passa em baixo das pernas do goleiro Faísca, um "frango": Rio Branco 3 x 3 Náuas.

O empate levou a decisão para os pênaltis. Aí Faísca foi de vilão a herói. O goleiro defendeu duas cobras e botou o time do Vale do Juruá na decisão do returno ao vencer a disputa por pênaltis pelo placar de 3 a 2.

Foto: Sérgio Vale/SECOM

Na outra semifinal jogaram Juventus e Atlético. O confronto, que já chegou a receber a denominação de clássico da paz, transformou o campo do estádio Arena da Floresta em "campo de guerra".

Mas enquanto teve futebol, as duas equipes fizeram um jogo equilibrado. Logo nos primeiros minutos de partida Leonardo fez Atlético 1 a 0. Araújo empatou para o Juventus 1 a 1, chegou aos 10 gols e ficou empatado na disputa pela artilharia do torneio com Josa, do Atlético e Ailton, do Vasco.

Marcelo Cabeção chutando uma bola desviada na zaga pos o Juventus na frente do placar: 2 a 1. Um minuto depois, Leonardo chuta de longe e empata: 2 a 2, placar do primeiro tempo.

Na etapa final, muita confusão. O árbitro Antônio Pinheiro expulsou Iesley depois de uma entrada violenta. Revoltado, o técnico Gilmar Sales invadiu o gramado e tentou agredir o árbitro. Ele foi contido pela polícia e expulso de campo. Logo após a partida, Gilmar foi preso e levado a uma delegacia acusado de agressão a Antônio Pinheiro. E ficou detido por algumas horas, prestou depoimento e foi liberado. A agressão foi citada na súmula e caso seja punido, pode pegar até um ano de suspensão.

O Galo ainda teria o zagueiro Kaki expulso, por reclamação. Depois de todo esse tumulto, o Juventus confirmou a vitória por 5 a 4. Marcelo Cabeção, Thiago (2) fizeram os gols da Águia. Neiber e Charles diminuíram para o Galo. O árbitro anda deixou de marcar um pênalti claro para o Atlético. Mas o placar ficou Juventus 5 x 4 Atlético.

Com esse resultado, Juventus e Náuas decidem o título do segundo turno neste domingo, a partir das 17 horas, no estádio Arena da Floresta. Se o Juventus vencer conquista o título de forma direta. Caso o Náuas vença o confronto, o Campeonato Acreano será decidido em duas partidas extras.

Fonte: Agência de Notícias do Acre