terça-feira, 15 de março de 2011

Curtinhas do futebol


Já fazia algum tempo que o Portal não publicava algo que refletisse o pensamento de seus administradores, até por não estarmos muito envolvidos com o futebol profissional esse ano, mas os recentes acontecimentos e questionamentos da torcida nos levou a refletir sobre algumas questões, e decidimos compartilhar com todos.

Neneca x Juca
Como já deve ser do conhecimento de todos, o técnico do Plácido de Castro, o Neneca e o seu auxiliar, o Juca, que é da cidade, tiveram um forte desentendimento, onde segundo algumas pessoas, teve até agressões verbais entre ambos.  Na visão dos torcedores que lá estavam no momento, o técnico Neneca agiu sem motivos, e exagerou.  Na visão da maioria dos jogadores e alguns membros do clube, o Juca incitou o ocorrido.

Quem conhece o futebol da cidade de Plácido de Castro, a forma de agir do auxiliar técnico Juca, já previa que haveria um racha.  Todos sabem que o Juca exagera muito no seu lado torcedor, sobretudo, quando envolve seus filhos, e que pra ele ser torcedor, crítico, auxiliar e pai, não daria muito certo.  Mas que fique claro, que nesta citação, não estamos afirmando que a desavença entre eles ocorreu por isso, ou que o Juca tenha apresentado falta de profissionalismo, apenas estamos comentando que é algo que pode ter ocorrido ou não, e que poderia ocorrer futuramente em um ou outro momento da competição.

Aparentemente, o Neneca, experiente que é, tratou de dar um ultimato: “Ou ele, ou eu?!?”.  Momento oportuno para fazê-lo, haja vista que, se a equipe tivesse um resultado adverso contra o Atlético Acreano, na partida que foi adiada, ele perderia muita força.  Como o técnico conta com o apoio de muitos jogadores, já que a maioria é indicação do próprio, além de outros jogadores locais, a diretoria teve que afastar o Juca de suas funções como auxiliar.

Há quem diga que se os resultados não vierem, o Juca assumiria a equipe, já que esse ano o Marcelo Altino, que nos anos anteriores sempre assombrava os técnicos do Plácido de Castro, é uma opção inviável após a desconfiança na eliminação do Plácido em 2010.  Porém, pelo menos enquanto o técnico é o Neneca, o discurso dos jogadores é de total apoio ao técnico, com alguns inclusive, se posicionando contra o auxiliar Juca, mas no futebol, o discurso muda muito, de acordo com os acontecimentos.

Outra questão levantada pelos torcedores, e relativo a desentendimento entre a comissão técnica, é se o ocorrido afetará o julgamento do técnico, ou uma possível barração ao Roney e o Renan, filhos do Juca, que compõem o elenco do Plácido de Castro.  Já especula-se, inclusive, uma recisão de contrato com o Roney, que segundo comentários de pessoas que acompanham o clube, foi rejeitada, por motivos além do futebol.

Contratação do Zico

Na última semana, muitos torcedores se posicionaram a favor da contratação do Zico, para compor o elenco do Plácido, por se tratar de um jogador experiente, goleador, jogador local, que tem bom relacionamento com a torcida, e conta seu favor, ter realizado um bom campeonato ao lado do Nilton Goiano, na temporada 2010.  

O que se sabe é que não houve um acerto financeiro entre o clube e o jogador, pois nas primeiras propostas o jogador não receberia benefício algum, depois fizeram outras propostas, mas sempre muito aquém dos salários pagos aos demais jogadores do clube, no momento.  O que percebe-se, é que a diretoria não faz questão de contar com o Zico para a temporada, e só acertaria com o mesmo, ou a um custo bem abaixo do que está pagando a outros jogadores, ou se a comissão técnica se esforçasse muito para contar com o mesmo, o que até agora também não ocorreu.

Devido a todo esse manifesto da torcida, e o fato de alguns jogadores pedirem a integração do atleta, especulou-se a possibilidade de uma nova proposta para o Zico, mas até ontem, nada acertado.  É aguardar para ver.

Jogo adiado

O Adiamento do jogo de estréia do Plácido de Castro, serviu para equipe treinar um pouco mais e deu mais tempo para regularizar os jogadores que faltam.  Como os últimos amistosos e jogos-treinos da equipe não aconteceram, a torcida está muito receosa quanto ao desempenho da equipe, no campeonato acreano 2011, pois não sabe se o grupo é tão forte quanto pregam os dirigentes e comissão técnica.  De certo que se os resultados não vierem, a torcida irá se manifestar, pois não teve oportunidade ver a qualidade do elenco antes de estreiar na competição.  Mas ainda temos esse resto de semana, para ver um jogo treino, ou coletivo para avaliar o grupo.  Afinal, domingo esperamos enfrentar o Alto Acre, se nenhum imprevisto acontecer novamente.  E caso os resultados não sejam satisfatórios, primeiro questionamento da torcida, será pela forma de trabalhar do técnico Neneca, que realiza poucos coletivos e amistosos.  Há de se entender o torcedor, que acostumou-se a forma de trabalhar do Marcelo Altino, que realiza amistosos e coletivos constantemente, e foi o primeiro técnico a atuar aqui, após o clube se profissionalizar, e certo, ou errado, na visão do torcedor, é assim que tem que ser.  Quem realmente poderia comentar sobre o trabalho do técnico, são nossos jogadores que já trabalharam com diversos treinadores de outros centros de futebol, como o Zico e o Vanilson, e o próprio Máximo, que está no elenco e atua em outros centros de futebol.

Bem, por enquanto é isso.  Dependendo de como for a interatividade do pessoal, poderemos escrever outros artigos.

Quem quiser escrever e ter suas idéias referentes ao esporte placidiano publicadas no portal, é só mandar um e-mail para placidoec@gmail.com, se intitular, que teremos o maior prazer é colocar aqui no portal.