Futebol é mesmo difícil de se compreender. Os resultados então, ao invés de esclarecer, muitas vezes servem mais para confundir. Veja o caso do estadual de futsal 2010. O Pé de Ouro, e seu caríssimo elenco foi à Sena Madureira e perdeu por 5 a 4 para a boa equipe do Madureira, mas de certo que se trata de uma equipe com muito menos investimentos que o Pé de Ouro. O Madureira, por sua vez, foi à Brasiléia enfrentar o Atlético Brasiliense, e quando todos imaginavam que era o favorito por ter vencido na estreia, estar em fase de preparação para a Taça Brasil de Futsal, foi derrotado pelo Brasiliense por 4 a 2. Aí podem dizer, que está tudo certo, que o grupo é muito equilibrado, e o mando de quadra está sendo relevante para os resultados conquistados.
Mas aí vem mais um paradoxo. O Bangu, que havia estreiado muito mal contra a jovem equipe do Bem-te-vi, sendo goleado por 11 a 4, fez uma boa partida contra a AABB, chegando a terminar o primeiro tempo do confronto vencendo por 4 a 1, sofrendo a virada de 6 a 5 a segundos do fim. A AABB, fez uma boa estreia contra Plácido, pois apesar de ser dominada em grande parte da partida, já havia perdido para Plácido em 2009 com um elenco até mais "badalado" que o do momento.
O Estadual terá sequência no sábado, a partir das 20 horas, em Plácido de Castro, com o time da casa recebendo o Bem-te-vi. Há quem imagine que pela experiência dos jogadores de Plácido, e por jogar em casa, a partida pode vir a ser fácil. Mas os resultados demonstram que o time tem que entrar focado para evitar surpresas, e a desclassificação em casa diante do Bem-te-vi, que se fosse considerar os números de momento do seu grupo, teria o melhor desempenho no momento. Claro que como foi dito, no futebol, assim como no futsal não há prognóstico certo, isto é, futsal não se ganha de véspera, tem que entrar em quadra e conquistar o resultado a partir do que acontece durante os 40 minutos.
Futsal é um esporte em que a tática e o estudo do adversário é muito importante. A forma de jogar varia de acordo com o adversário, com psicológico dos jogadores e com as condições da quadra. A julgar pelas dimensões da quadra do ginásio Wilson Paula da Pena, sabe-se que além da habilidade e coletivo, se torna um jogo de muito contato, e isso pode ser preponderante para a vitória da equipe. Plácido mais do que os 3 pontos, busca uma vitória em casa que ficou faltando a equipe em 2009, para trazer a torcida para o seu lado.