quarta-feira, 15 de junho de 2011

Nilton Goiano: o artilheiro do amor

A cada gol uma flecha. Nesta temporada 12 já acertaram o alvo, mas apenas 11 foram registradas nas súmulas do Campeonato Acreano/2011. Estamos falando dos gols do artilheiro Nilton Goiano, que acabou apelidado pelo repórter Demóstenes Nascimento de artilheiro do amor, numa referência à figura do cupido, pois a cada gol o artilheiro dobra o joelho e lança uma fecha para conquistar a torcida do Tigre do Abunã.
Para quem não conhece mitologia podemos afirmar que Cupido é uma divindade mitológica, filho de afrodite, a deusa da beleza. Cupido era cego para não se apaixonar, e soltava flechas de amor em todos, mas um dia se feriu e se apaixonou por Psiquê, outra divindade. Com ela se casou, mas não permitia que ela o visse, com medo de que ela o amasse apenas por sua beleza. Mas um dia, ela fez questão de vê-lo, o que ele por fim consentiu, e eles se separaram... e a reconquista foi complicada.
Cupido e Eros são os mesmos deuses. Na linguagem mitológica Cupido é anjo e é demônio porque o amor nos faz sorrir e nos faz chorar...
No caso do artilheiro do Estadual, ele quer conquistar de vez o coração do torcedor acreano, principalmente do Plácido de Castro e, assim, ajudar o clube na luta pelo título inédito de profissional.
CARREIRA
Com 28 anos e com passagem pelo futebol de Goiás, Tocantins, Acre e, até mesmo do Oriente Médio, o atacante Nilton Goiano já foi artilheiro em vários clubes, entre eles: Palmas (TO), Goianésia (GO) e Al-Ansar. Na temporada passada, indicado pelo técnico Marcelo Altino, o jogador foi contratado para vestir a camisa do Juventus na Copa do Brasil e Estadual, mas uma lesão no punho direito fez o artilheiro deixar o clube, e que agora reaparece no futebol local com a camisa do Plácido de Castro durante a disputa do returno do Estadual/2010. Pelo Tigre, o atacante fez 9 gols em quatro partidas, uma média espetacular de mais de dois gols por jogo. O bom retrospecto ainda o levou para a disputa da Série D daquele ano pelo Náuas.
BOA FASE
Vivendo uma boa fase no futebol local, o 'artilheiro do amor' já despertou o interesse de clubes do Pará e, na última segunda-feira, antes da assinatura do convênio de apoio do poder público aos clubes profissionais que irão representar o Estado nas disputas das séries C e D, ganhou elogios do técnico Artur de Oliveira, do Atlético Acreano. "É um excelente homem de área. Não somente o Galo gostaria de contar com o seu futebol, mas acredito que os demais clubes acreanos", diz o técnico, que caso leve o Galo para uma disputa da Série D, já flertou o artilheiro.
SEMIFINAIS
E é justamente o Atlético Acreano que será o adversário do Plácido de Castro na disputa das semifinais do Campeonato Acreano/2011. Os dois times fazem duas partidas e a equipe que somar quatro pontos avança. Em caso de igualdade de pontos após os dois jogos, a decisão vai para uma prorrogação de dois tempos de 15 minutos, persistindo o empate, a decisão vai para a cobrança de penalidades.
2 CARTÕES AMARELOS
Nilton Goiano reconhece que o jogo do próximo domingo no estádio Arena da Floresta não será nada fácil, mas explica que não será surpresa, ao menos aos jogadores placidiano, o clube chegar a uma decisão inédita como o vencedor do confronto entre AC Juventus x Rio Branco FC.
Com dois cartões amarelos, o artilheiro diz que a situação é complicada, pois precisa de muita cautela para não desfalcar o clube durante a reta final da competição.

Fonte: Jornal O Rio Branco - Manoel Façanha