Em reunião extraordinária realizada na noite da última segunda-feira (27), na sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), os clubes decidiram adiar o início do Campeonato Acreano 2012. O torneio estava previsto para começar no próximo sábado (3), mas a bola só vai rolar no dia 10, no Estádio Florestão.
Durante o encontro, o presidente do Independência, Leão Braga (Macapá), pediu o adiamento argumentando que o Tricolor não teria tempo suficiente para inscrever seus jogadores até o próximo final de semana, e consequentemente, perderia por WO.
“Nós voltamos para ficar. O nosso objetivo é simples: continuar na 1ª Divisão do futebol acreano”, declarou o mandatário tricolor.
Além disso, o presidente da FFAC, Antônio Aquino, relatou que a Capital passa por um momento difícil com a cheia do Rio Acre e o adiamento foi a melhor solução.
Segundo o técnico do Independência, José Ribamar, o clube não estava pronto para estrear no sábado. “O adiamento foi necessário pra gente, não tínhamos como inscrever os jogadores até o dia do jogo. Agradecemos a compreensão dos outros clubes”, disse o treinador.
1ª rodada - O Campeonato Acreano da 1ª Divisão 2012 tem início no próximo dia 10, com uma rodada dupla no Estádio Antônio Aquino (Florestão), a partir das 17h: Atlético Acreano x Independência e Rio Branco x Andirá. No domingo (11), o Arena da Floresta recebe um jogo: Plácido de Castro x Alto Acre.
O torcedor local pode tirar a camisa do clube de coração do guarda roupa neste domingo (26) para prestigiar a festa de abertura do Campeonato Acreano de Futebol, quando ocorrerá o Torneio Início do certame. O local da disputa será o estádio Florestão, na Estrada da Floresta. O campeão levará para sua galeria o troféu Carlos Alberto Oliveira da Silva "Carlinhos Bigode", ex-jogador do Atlético, Independência e Internacional. O vice-campeão vai levar para troféu Rivanildo Melo, ex-jogador do Atlético Acreano, falecido também neste mês de fevereiro.
Programação
As equipes participantes deverão estar presentes no gramado do Estádio Arena da Floresta às 16h. Dez minutos depois ocorrerá a solenidade de abertura. O primeiro jogo está programado para 16h30.
Mini-regulamento
Na 1ª e 2ª fases do Torneio Início, cada partida terá duração de 20 minutos divididos em dois tempos de 10 minutos, não havendo intervalo. Caso uma partida termine empatada no tempo normal, o vencedor será conhecido nas cobranças de penalidades.Os cronistas também aprovaram que a partida final do torneio terá a duração de 30 (trinta) minutos, divididos em dois tempos de 15 (quinze) minutos e sem intervalo.
Segurança
Cerca de 60 homens da Polícia Militar irão fazer a segurança do evento. Uma equipe da Ciatran também estará presente para orientar o trânsito da região. O evento ainda contará com uma unidade do SAMU nas dependências do estádio.
Parceiros
Nas últimas semanas a direção da ACEA caiu em campo e fechou inúmeras parcerias para a realização do Torneio Início deste ano. Veja as empresas e órgãos que apóiam os cronistas esportivos: Governo do Estado, Assembléia Legislativa do Acre, Lira's Lanche, Café Contri, Federação de Futebol do Acre, Atacadão de Madeira, AABB/Rio Branco, Novesa Veículos, Supermercados Araújo, Acre Motors, Café Contri, Uchoa Publicidade, Engecril, PMAC, SAMU e CMP Digital.
Atrações
O Torneio Início do Campeonato Acreano de 2011 tem tudo para entrar para a história como um dos melhores. O palco da disputa, o estádio Florestão, além de contar com moderno placar eletrônico, agora tem um dos melhores sistemas de iluminação de uma praça esportiva regional.
Outro grande atrativo que deixará a festa de abertura do Campeonato Acreano cheia de glamour diz respeito à escolha da musa do futebol local. Os oito clubes envolvidos levarão a campo não apenas seus atletas, mas também a sua rainha. O prêmio pago pela Associação dos Cronistas Esportivos do Acre (ACEA) à vencedora será uma passagem ida/volta para qualquer lugar do país, premiação paga via Secretaria de Estado de Educação e Esporte.
Ingressos
Querendo realmente a participação efetiva do torcedor acreano na festa de abertura do Campeonato Acreano/2012, dia 26 de fevereiro, quando da realização do Torneio Início, a Associação dos Cronistas Esportivos do Acre (ACEA) fixou o valor do ingresso ao preço popular de R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia-entrada).
Solidariedade
Doe um quilo de alimento não perecível e tenha 50% de descontou no preço do seu ingresso. Os donativos serão entregues a Defesa Civil para distribuir entre os desabrigados da enchente do Rio Acre.
Com os goleiros Máximo e Darlan fora do Tigre do Abunã, a diretoria placidiana anunciou na semana passada o goleiro Rafael. O atleta já trabalha à parte física e, na avaliação do preparador físico Marcos Rocha, ele tem boas qualidades, apesar de não ser um goleiro de alta estatura física. O Tigre do Abunã continua caladinho sua preparação para a disputa do Torneio Início, assim como do Campeonato Estadual. O clube perdeu inúmeros jogadores para a temporada, mas o técnico Luís Carlos continua confiante, assim como a torcida placidiana, após a chegada de uma nova leva de jogadores.
Neste sábado de Carnaval o Tigre do Abunã tem compromisso marcado contra um combinado de Extrema (RO). O objetivo será avaliar a qualidade da equipe para ainda busca outras peças no mercado.
Fonte: Jornal O Rio Branco - Manoel Façanha
Confrontos do Torneio Início estão definidos
O jornalista Manoel Façanha confirmou, na tarde de segunda-feira, a ordem dos confrontos do Torneio Início, evento programado para o próximo dia 26, a partir das 16 horas, e que irá apresentar as equipes para disputa do Campeonato Estadual 2012.
“Fechamos a ordem dos jogos e agora iremos trabalhar na divulgação do evento. Essa será a única oportunidade da torcida assistir todas as equipes em um mesmo dia”, comentou Façanha.
1ª rodada do Torneio
Rio Branco x Andirá
Juventus x Indefinido
Atlético x Alto Acre Plácido de Castro x Nauas
Vice-campeão da temporada passada, o Plácido de Castro apresentou oficialmente nessa terça-feira (7) a equipe que entra em campo para disputar o Campeonato Acreano deste ano.
Neste quarto ano de profissionalismo, o Tigre do Abunã retorna aos gramados sonhando alto: conquistar o inédito título acreano.
Ao todo são 27 jogadores, 13 vieram de fora. O volante Leandro Chocolate é um deles. O jogador estava no futebol goiano e por várias temporadas esteve perto de acerta com o Tigre do Abunã.
Por duas vezes fiquei próximo de fechar com o Plácido. Finalmente deu certo e acredito que teremos uma boa temporada. Até porque, conheço o trabalho do professor Luís Carlos, afirmou o volante.
Entre os problemas para temporada, a diretoria ainda encontra dificuldade para acertar a contratação do atacante Zico. O jogador e diretoria ainda não acertaram as bases salariais, mas a torcida espera um final feliz.
Enquanto Zico não acerta seu retorno, o torcedor aposta no experiente atacante Denílson, 35 anos. O jogador estava no futebol pernambucano e chega com vontade de ganhar títulos. A responsabilidade de substituir Nílton Goiano e, talvez o Zico, não assusta o atacante recém-chegado. ・Acredito no trabalho do clube e sei que posso corresponder. Cada ano é uma história e espero fazer a minha aqui no plácido de castro, concluiu o matador.
O elenco do Plácido de Castro será apresentado nesta terça e iniciará os treinos para a disputa do Estadual 2012.
Segundo o técnico Luiz Carlos Silva dez atletas importados foram contratados e o objetivo é lutar pela conquista do título.
“Vai ser um campeonato difícil. Rio Branco e Juventus montaram elencos fortes e o Náuas também vem contratando bons jogadores. Vamos iniciar o nosso trabalho com elenco completo e iremos ter um time de qualidade”, declarou o treinador.
Surpresas
O zagueiro Marinho e o volante Moisés, revelados na base do Juventus, são duas surpresas no elenco do Plácido de Castro.
“O Moisés jogou pouco nas duas últimas temporadas, mas foi bem indicado. O Marinho pediu uma chance e resolvemos aceitar. Fui informado dos problemas extra-campo do Marinho, mas conversamos e espero que ele possa ajudar”, disse Luiz Carlos Silva.
Escolheu os atletas
Segundo Luiz Carlos Silva os atletas contratados fora do Estado foram escolhidos com muita cautela. “Os nossos investimentos são limitados, e por isso, não podemos errar. Alguns jogadores como o Lucas e Renatinho estão voltando”, explicou o técnico.
Tudo certo. Um encontro ocorrido na manhã desta sexta-feira (3), envolvendo a direção da Associação dos Cronistas Esportivos do Acre (ACEA) e o secretário adjunto de Esporte, professor Mauro de Deus confirmou uma parceria entre a entidade e o órgão para a realização do Torneio Início do Campeonato de Profissionais.
De acordo apresentador Alberto Casas, vice-presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Acre (ACEA), a parceria com o Governo do Estado é imprescindível para a realização da festa de abertura do Campeonato Profissional. O cronista explicou ainda que o deslocamento dos clubes dos municípios (Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Plácido de Castro e Senador Guiomard) oneram as despesas do evento, mas por outro lado, a presença deles é recompensada pelo espírito integrativo da competição.
- Quero explicar que os custos na realização do "Torneio Início" estão acima da realidade de nossa associação, mas não poderíamos deixar de contribuir para o crescimento de nosso futebol, explica Alberto Casas.
O "Torneio Início" nesta temporada será disputado dia 26 de fevereiro, com as partidas ocorrendo no estádio Florestão, praça esportiva de propriedade da Federação de Futebol do Acre (Ffac). Os clubes participantes serão: Rio Branco FC, AC Juventus, Atlético Acreano, Plácido de Castro, Náuas, Adesg, Alto Acre e Andirá EC.
Assim como ocorreu no ano passado, a competição contará com o desfile das rainhas. A vencedora será premiada com uma passagem ida/volta para qualquer lugar do país.
Nesta segunda-feira, às 17h, ainda em local indeterminado, a direção da Associação dos Cronistas Esportivos terá um encontro para tratar da logística da competição.